terça-feira, 7 de abril de 2009

A Matemática da Inspiração

Muito discutem sobre a inspiração, como ela foi dada, até que ponto vai, qual a sua extensão. Talvez, uma forma prática e matemática que possamos expressar a inspiração pode ser montada na seguinte equação:

Mateus 5.18 + (Gálatas 3.16 + João 8.58) + (João 5.46 +
2 Pedro 3.16) + 1 Timóteo 5.18 = 2 Timóteo 3.16


Separemos os termos e avaliemos cada um deles:

Mateus 5.18: O senhor Jesus mostra como é importante cada letra da lei (ou a Escritura (Bíblia) daquela época), até as suas partes menores.

Gálatas 3.16, João 8.58: Nessas duas passagens nós podemos ver a importância das palavras, ou o jogo de palavras. Na primeira, Paulo mostra como foi inspirado a palavra no singular (descendente) e a importância de ela estar no singular. Na segunda, Cristo parece cometer um erro gramatical, "...antes que Abraão existisse, EU SOU." Não deveria ser EU ERA. Não, pois ele mostrava ali sua divindade. Consequentemente a importancia da conjugação no presente.

João 5.46, 2 Pedro 3.16: Aqui vemos uma porção maior: livros. No primeiro verso, Jesus se refere a Moisés, ou seja, seus escritos, ou seus livros, como Escritura. No segundo verso, o apóstolo Pedro toma os escritos do apóstolo Paulo e os compara como Escritura.

1 Timóteo 5.18: Aqui vemos em um único verso a inspiração de uma passagem no AT e uma no NT, ou seja, os testamentos. Paulo diz que todas as duas são Escritura.

2 Timóteo 3.16: E, o final, toda a Escritura é inspirada por Deus.

Podemos ver a progressão que a própria Bíblia nos mostra sobre sua autoridade divina.

4 comentários:

  1. Parabéns pela somatória, Neto!!!
    Pelo visto, você deixou a engenharia, mas a engenharia ainda não te deixou.
    Um grande abraço.
    Fica na paz, meu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Uma das melhores abordagens que eu já vi.

    ResponderExcluir
  3. Raimundo!
    Que texto intrigante.
    Se me permite vou publica-lo em meu blog, com creditos, naturalmente...

    Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdidão nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

    Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    ResponderExcluir
  4. Raimundo,
    Gostei muito do seu texto.
    A lógica é simples e coerente.
    Parabéns!
    Que Deus continue te abençoando.
    To te seguindo por aqui.
    V se dá uma passadinha depois por lá e quem me siga tb.
    "Lá": www.eclesiareformanda.blogspot.com

    ResponderExcluir