sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Doxologias Romanas: Guias para produção hinológica nos nossos tempos de música gospel

O cenário de música no meio evangélico hoje não é dos melhores. Será que toda música gospel é uma música cristã? O fato é que surgiu já há muito tempo esse novo estilo de louvor, chamado gospel, que tem provocado uma grande queda na qualidade musical dos cristãos. Quando falo em qualidade, falo especificamente em termos de conteúdo. De fato, a qualidade instrumental de muitos grupos é altíssima, mas quando paramos para avaliar a letra ou conteúdo de suas músicas, vemos quão rasas elas são. O que está faltando então para um melhor conteúdo e beleza nas músicas tornando-as muitos de verdadeira adoração?

Olhando para as escrituras é possível encontrar o escape dessa terrível situação. A revelação divina é suficiente e ela ensina através de exemplos o que faz parte de uma música que realmente exalta o nome de Deus. As doxologias são justamente um desses exemplos, as quais podem fornecer um padrão para a composição de hinos nesses tempos de música gospel. As doxologias são expressões de adoração, ditos de louvor, geralmente utilizadas no fim de uma oração. Muitas vezes não paramos para perceber quão belas e quão ricas são as doxologias em termos de conteúdo para adoração.

Na epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo utiliza quatro vezes as doxologias. Nos capítulos 1.25 e 9.5 nós podemos ver uma forma de doxologia chamada eulogia. Esta tem geralmente o formato “Deus bendito para todo sempre amém”. Nos capítulos 11.33-36 e 16.25-27 nós podemos ver a forma de doxologia propriamente dita, que geralmente tem sua estrutura de forma tripla: a quem se dirige a adoração (a Deus), um elemento de adoração (glória, doxa) e um elemento temporal de eternidade (para todo o sempre, pelos séculos dos séculos). Geralmente finalizam com amém.

Observando as doxologias romanas, podemos ver que elas apresentam alguns temas que poderiam ser abordados em músicas de verdadeira adoração ao nosso Deus. Primeiramente, todas elas tem Deus como o centro da adoração. Todas elas fazem menção a Deus, mas não de forma vaga, mas deixando-O no lugar certo: no centro. Além disso, mostram que a adoração deve ser a Deus por tudo que Ele é e o que Ele faz (Rm 11.33-36; 16.25-27). Também, a deidade de Cristo faz parte dessa adoração, em Rm 9.5, “ deles também é o Cristo, segundo a carne, o qual é Deus bendito para todo sempre. Amém!” Mas as doxologias também mostram que o homem deve estar contido na adoração, mas mostrando o quão fraco e incapaz é o homem de chegar até Deus ou de se comparar com Deus (Rm 11.33-36). Elas ainda nos ensinam que a música deve ser serva da palavra, pois as doxologias não são fragmentos soltos, mas conclusões da linha de pensamento que o escritor (pregador) empregara até aquele momento. As músicas não devem ser da maneira que as pessoas querem, mas sim aquelas que levam nossas mentes a uma verdadeira adoração a Deus.

8 comentários:

  1. Graça e paz!
    “Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
    Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
    No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá graça e paz seja contigo!!
    Passando para conhecer seu espaço, e gostaria de aproveitar a oportunidade e te convidar para conhecer o Amigo de CRISTO.
    É um blog novo, mas voltado e acunhado na palavra, isento de criticas
    Mas como meta, levar o leitor direto ao alvo, à pessoa de Jesus, sua visita
    Será uma alegria, e também estaremos somando positivamente, como voz estaremos fortalecendo o mandamento do ide de Jesus, e estreitando a união por esse canal de comunicação para honra e a glória do nome do senhor, em um só corpo.. paz seja contigo..Amigo De Cristo
    Aproveitando essa felicidade dessa visita, gostaria de ter sua opinião sobre o segundo debate do PR Silas Malafaia, sobre a PL 122/2006 que uma lei que se encontra nos tramites do senado sobre a homofobia ou melhor a lei que resguarda os direitos de pessoas homossexuais Silas Malafaia esteve no Programa do Ratinho (SBT) nesta quarta-feira (24/03)

    ResponderExcluir
  3. Paz seja contigo

    Realemnte a musica tem se perdido atualmente e o foco em Cristo tem se voltado para o homem e a realização de seus desejos. MAs como a bíblia é nossa, temos inspiração e base na qual compor para honra e glória de Deus

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vindo em meu blog e se puder ser edificado na Palavra

    atalaia do castelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  5. Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.
    É bom encontrarmos textos que fortalece a nossa fé e nos edifica.
    Parabéns pelo trabalho maravilhoso que desenvolve aqui é muito edificante.
    Fico feliz quando encontro alguém que escreve com amor e dedicação.
    Aprendemos uns com os outros crescemos para crescimento
    na graça, no amor e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog :
    Peregrino E Servo.Se desejar faça-se meu amigo virtual,
    decerto que irei retribuir.
    Abraço.
    António.
    PS. votos de um Ano-Novo cheio de grandes vitórias e muita paz.

    ResponderExcluir